Comissão Própria de Avaliação

A CPA da Faculdades Integradas Espírita, conta com representantes do corpo docente, discente, técnico-administrativo e da sociedade civil em igual número de membros em cada segmento. A CPA constituiu o projeto de avaliação institucional enviado para a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES em 2004 e desde então deu início a autoavaliação institucional através dos ciclos avaliativos de três anos cada um deles.

Avaliação Institucional

A autoavaliação institucional é realizada através de levantamento de dados com formulários e outros instrumentos elaborados por ela própria. Em sequência, ocorre a análise das informações coletadas e documentada para, posteriormente, ser redigido o relatório – três relatórios parciais em cada ciclo – seguido de sua divulgação e análise crítica dos resultados.

A dinâmica do funcionamento para conseguir a eficiência no processo de autoavaliação pela CPA está baseada em um planejamento das ações mediante um plano de trabalho que inclui cronograma, distribuição de tarefas, recursos humanos, materiais e operacionais.

Na metodologia, os procedimentos e os objetivos do processo avaliativo são ampliados seguindo sua especificidade e dimensão, ouvindo a comunidade e em consonância com as diretrizes da CONAES.

Identificada as potencialidades e as fragilidades da IES nessas dez dimensões previstas na lei, a autoavaliação se torna um importante instrumento do qual resulta relatórios abrangentes e detalhados.

Através do conhecimento gerado por esses relatórios, e de análise dos dados são apontadas as causas das deficiências a partir das quais são encaminhadas sugestões para soluções, aumentando cada vez mais a consciência pedagógica e a capacidade profissional do corpo docente, discente, técnico-administrativo e direção executiva da Faculdade Integrada Espírita.

Todo o processo de autoavaliação institucional é conduzido pela CPA, porém sempre em consonância com a direção executiva e os diversos segmentos da instituição para que finalmente seja alcançado seu objetivo que é a qualificação da cartografia institucional no que se refere ao ensino, à pesquisa (iniciação científica) e a extensão.

Nota Técnica

Nota Técnica

Relatório CPA 2017

Relatório CPA 2017