Institucional

As raízes históricas da instituição encontram-se no ano de 1962 com a criação da Escola Experimental Pestalozzi, e posteriormente, do Colégio André Luiz.

As bem sucedidas experiências educacionais no âmbito da pré-escola e dos ensinos fundamental e médio estimularam a direção da instituição para estruturar e oferecer cursos de nível superior.

A Faculdades Integradas Espírita – foi aprovada pelo Parecer 622/97 do CNE/SESu/MEC, homologado pela Portaria nº 2.212 em 10/12/97, publicado em DOU 240 E – seção I – pg. 3, de 11/12/97.

A administração das Faculdades Integradas Espírita é exercida por órgãos deliberativos, executivos e de apoio que integram a sua estrutura organizacional, da seguinte forma:

ÓRGÃO DELIBERATIVO E NORMATIVOS

Conselho Superior – CONSU

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE

ÓRGÃOS EXECUTIVOS

Direção Geral e Administrativo

Direção Acadêmica

SETORES DE APOIO A DIREÇÃO GERAL E ADMINISTRATIVO

Almoxarifado / Serviços Gerais
Assessoria de Comunicação Social – ACS
Centro de Pós-graduação e Extensão – CPGEX
Comissão de Vestibular
Departamento Pessoal e Contábil
Ouvidoria
Prefeitura
Procurador Institucional/Pesquisa Institucional – PI
Recursos Audiovisuais
Secretaria Geral
SETORES DE APOIO A DIREÇÃO ACADÊMICA
Biblioteca
Estágios
Coordenações de Cursos
Instituto Superior de Educação – ISE
Laboratórios
Núcleo de Acompanhamento de Egressos -NAE
Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Discente/Docente – NAPDD
Representante Estudantil

A Ouvidoria constitui em um segmento da Direção Geral, responsável por serviços de atendimento à comunidade interna e externa com atribuições de ouvir, encaminhar e acompanhar críticas e sugestões. É um setor de natureza mediadora e exerce suas funções, junto a Diretoria Executiva, coordenações e setores da instituição. Responde pela Ouvidoria um técnico-administrativo ou um docente por designação da Direção Geral.

Contato:
e-mail: ouvidoria@faculdadeespirita.com.br
Fone: (41) 3155-7124

Horário de Funcionamento:
12h00 às 21h00

 

Clique sobre o documento que deseja visualizar

Convênio 2017
Plano de Cargos e Salários
PDI. 2018-2023
Regimento_Unificado_2019
REGIMENTOS INTERNO – FIES 2019

A CPA da Faculdades Integradas Espírita, conta com representantes do corpo docente, discente, técnico-administrativo e da sociedade civil em igual número de membros em cada segmento. A CPA constituiu o projeto de avaliação institucional enviado para a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES em 2004 e desde então deu início a autoavaliação institucional através dos ciclos avaliativos de três anos cada um deles.

Avaliação Institucional


A autoavaliação institucional é realizada através de levantamento de dados com formulários e outros instrumentos elaborados por ela própria. Em sequência, ocorre a análise das informações coletadas e documentada para, posteriormente, ser redigido o relatório – três relatórios parciais em cada ciclo – seguido de sua divulgação e análise crítica dos resultados.

A dinâmica do funcionamento para conseguir a eficiência no processo de autoavaliação pela CPA está baseada em um planejamento das ações mediante um plano de trabalho que inclui cronograma, distribuição de tarefas, recursos humanos, materiais e operacionais.

Na metodologia, os procedimentos e os objetivos do processo avaliativo são ampliados seguindo sua especificidade e dimensão, ouvindo a comunidade e em consonância com as diretrizes da CONAES.

Identificada as potencialidades e as fragilidades da IES nessas dez dimensões previstas na lei, a autoavaliação se torna um importante instrumento do qual resulta relatórios abrangentes e detalhados.

Através do conhecimento gerado por esses relatórios, e de análise dos dados são apontadas as causas das deficiências a partir das quais são encaminhadas sugestões para soluções, aumentando cada vez mais a consciência pedagógica e a capacidade profissional do corpo docente, discente, técnico-administrativo e direção executiva da Faculdade Integrada Espírita.

Todo o processo de autoavaliação institucional é conduzido pela CPA, porém sempre em consonância com a direção executiva e os diversos segmentos da instituição para que finalmente seja alcançado seu objetivo que é a qualificação da cartografia institucional no que se refere ao ensino, à pesquisa (iniciação científica) e a extensão.

A Faculdade Integradas Espírita atua nas áreas do ensino, pesquisa e da extensão com cursos de:

No processo formativo, a Faculdade Integrada Espírita, adota como visão institucional a da educação que envolva o ser humano de forma integral, para que possa expressar em nível de excelência os valores éticos e espirituais que o inspirarão diante da vida e do mundo.