Detalhes

Coordenação

Professor
Gabriele Sturm

Contato Coordenação
(41) 3155-7107 / (41) 3155-7108
cpgex@faculdadeespirita.com.br

Investimento
R$ 160,00

Economia Circular: uma visão de futuro

EMENTA

  • Introdução à Economia Circular (EC);
  • Transição da economia linear para o modelo circular;
  • Design for environment;
  • Economia circular na prática.

OBJETIVOS

Objetivo Geral: o curso tem como principal objetivo aprofundar o conhecimento
acerca do conceito de economia circular, o qual propõe uma nova forma de produção
e consumo, buscando utilizar os recursos de forma racional, por meio da maximização
da circulação destes nas cadeias produtivas.

Objetivos Específicos:

  • Revisar o atual modelo de produção e consumo, majoritariamente linear;
  • Introduzir o modelo circular de produção e consumo;
  • Entender as principais características e comparar ao modelo linear;
  • Expandir a percepção sobre a aplicação prática da economia circular;
  • Repensar os produtos e processos existentes;
  • Identificar oportunidades de negócio em toda a cadeia produtiva;
  • Influenciar novas relações de produção e consumo;
  • Aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

 

AULA 1 – Introdução à Economia Circular (EC) (2h)
– Modelo linear e seus impactos
– Definição da Economia Circular
– Princípios da Economia Circular
– Exemplos práticos

AULA 2 – Introdução à Economia Circular (EC) (2h)
– História da Economia Circular
– Ciclos técnicos e biológicos
– Exemplos práticos

AULA 3 – Transição da economia linear para o modelo circular (2h)
– A evolução global do tema
– Consumo inteligente
– Logística reversa
– Exemplos práticos
CPGEX – Centro de Pós
Graduação e Extensão

 AULA 4 – Transição da economia linear para o modelo circular (2h)
– Indústria 4.0
– Tecnologias facilitadoras
– Exemplos práticos

AULA 5 – Design for environment (2h)
– Exemplos práticos
– Modelagem circular
– Tecnologia e inovação

O curso de extensão universitária será ministrado na categoria Ensino à Distância (Ead), de forma que é essencial que seja utilizado um material didático completo e de fácil entendimento, uma vez que o acompanhamento da professora será remoto.
A metodologia e estratégias de aprendizado envolvem a exposição do conteúdo programático por meio de slides, demonstração de exemplos práticos que facilitam a assimilação do tema, reforço do conteúdo por meio de exercícios com apoio por parte
da professora e complementação didática do tema com as bibliografias disponibilizadas e vídeos.

A professora fará o acompanhamento através do e-mail e contato pessoal.

Aulas à distância, utilizando material didático online, o que demanda que o aluno possua computador com acesso à internet. Alguns materiais didáticos de apoio são em inglês.

Básicas:
ELLEN MACARTHUR FOUNDATION, E. M. F. Circular Economy – UK, USA, Europe, Asia &
South America – The Ellen MacArthur Foundation. 2020. Disponível em:
https://www.ellenmacarthurfoundation.org/

Complementares:
Saidani, M., Yannou, B., Leroy, Y., Cluzel, F., Kendall, A. 2019. A taxonomy of circular
economy indicators. Journal of Cleaner Production, 207, 542-559.Lonca, G., Muggéo, R., Imbeault-Tétreault, H., Bernard, S., Margni, M. 2018. Does material
circularity rhyme with environmental efficiency? Case studies on used tires. Journal of

Cleaner Production, 183, 424-435. QUANTIS. Measuring business performance in the circular economy. 2017. Disponível em:
https://quantis-intl.com/measuring-circular-economy/

TIOSSI, F. M. Sustentabilidade e economia circular: uma proposta para integração de
indicadores de circularidade em relatório de sustentabilidade. 2019. UNIMEP –
Universidade Metodista de Piracicaba, SANTA BÁRBARA D’OESTE, 2019.

Van Schaik, A., Reuter, M.A. 2016. Recycling Indices Visualizing the Performance of the
Circular Economy. World of Metallurgy, 69, 4.

 VBDO. 2015. Circular Economy: Company Assessment Criteria. Utrecht, Netherlands.

 Walker, S., Coleman, N., Hodgson, P., Collins, N., Brimacombe, L. 2018. Evaluating the
Environmental Dimension of Materi

Profissionais de diversos setores que se interessem pelo tema e buscam estar preparados para o futuro da indústria, visto que a economia circular é transversal e abrangente, podendo alcançar diversos profissionais como engenheiros,
administradores, economistas, designers, entre outros.

Professora: Gabriele Sturm


Mini Currículo: Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2015, atuou durante dois anos como responsável pela implantação e manutenção do Sistema de Gestão Ambiental e Certificação ISO 14001 em uma
empresa do ramo educacional, desenvolvendo atividades como elaboração de procedimentos e metas, planos de ação, acompanhamento de indicadores,treinamentos e comunicação e acompanhamento de auditorias. Também atuou em
projetos relacionados à poluição sonora, sendo eles “Avaliação acústica no ambiente construído”, “Avaliação da poluição sonora ambiental devido ao tráfego rodoviário e ferroviário” e “Avaliação acústica em academias de ginástica”. Em 2017, especializouse em Educação para Sustentabilidade pelo Centro Universitário Senac/SP e, atualmente, está cursando o Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no qual está desenvolvendo a
pesquisa sobre Economia Circular no ramo alimentício, em paralelo à Avaliação do Ciclo de Vida do mesmo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/957017711001240

Compartilhar

Faça sua inscrição para os cursos de Extensão