Detalhes

Início: 15/02/2019 e 16 /02/2019

Cronograma: 2 aulas mensais

Carga Horária: 80 horas

Investimento

 R$  Em Construção

Coordenadora:

Ms. Psy. Zilda Moretti

Contato

(41) 3155-7107

(41) 3155-7108

cpgex@faculdadeespirita.com.br

whatssap99719-7465

Relação de Documentos

RG
CPF
Comp. Residência

Mediadores Expressivos na Clínica Transpessoal e Psicologia Simbólica

Click Aqui Para Inscrever-se Neste Curso

As metodologias expressivas e as práticas integrais sob a ótica da psicologia simbólica e transpessoal tem se mostrado extremamente eficaz na compreensão do significado simbólico e sistêmico pertencentes a quadros clínicos de difícil manejo.

A utilização de mediadores expressivos e recursos transpessoais no contexto terapêutico facilita o acesso ao inconsciente permitindo ao profissional detectar fixações e defesas que possam estar impedindo o processo de elaboração e o progresso do tratamento de crianças ,jovens, adultos, idosos, portadores de necessidades especiais e de populações vulneráveis.

Objetivamos ainda, nesta proposta, apresentar recursos para intervenções multi, inter e transdisciplinares que podem ser integrados com qualidade também, em projetos de intervenção nas áreas da educação, saúde, contexto comunitário, lares, hospitais, escolas, recursos humanos, empresas, entre outros locais.

 

Objetivos:

  • debater as práticas terapêuticas convencionais
  • Introduzir os fundamentos teóricos da psicologia simbólica e das técnicas de mobilização simbólica
  • Discutir especificidades das práticas integrais utilizadas na abordagem transpessoal
  • Compreender o significado simbólico, as implicações e as possibilidades de utilização dessas ferramentas na práxis terapêutica
  • Desenvolver o raciocínio clinico, a compreensão diagnóstica e as intervenções possíveis durante o processo terapêutico tornado-o mais rico e eficiente
  • Elaborar um programa terapêutico voltado para o desenvolvimento humano integral

Metodologia- experiencial (vivencia didática)

Duração do curso –  80 hs distribuídas em aulas teóricas, vivências com os mediadores expressivos, dinâmicas de grupo e apresentação de seminários para obtenção do certificado de conclusão.

 

Programação/Conteúdo

I MODULO  15 e 16 de fevereiro de 2019

Introdução às Metodologias Expressivas: contextualização histórica e teórica da psicologia analítica a psicologia transpessoal (sexta-feira das 18hs as 22 hs)

Atelier terapêutico: desenho, pintura, colagem mandalas espontâneas – ampliação simbólica e análise das produções desenvolvidas durante o dia. (sábado das 8hs as 18:30 hs)

  • Estudo de caso e encerramento com as elaborações do grupo

II MÓDULO 15 e 16 de março de 2019

As práticas integrais em psicologia tranpessoal: vivenciais, humanistas e integrativas (sexta-feira das 18hs as 22 hs)

Atelier terapêutico: modelagem em argila (expressão imaginativa e onírica);máscara teatral(construção para dar voz e expressar sentimentos);caixa de imagens e linha da vida. (sábado das 8hs as 18:30 hs)

  • Estudo de caso e encerramento com as elaborações do grupo

III MÓDULO 12 e 13 de abril de 2019

Metodologias Expressivas clássicas e tendências atuais: como a psicologia transpessoal trabalha com as representações simbólicas (sexta-feira das 18hs as 22 hs)

Atelier terapêutico: marionetes do self, expressões literárias – histórias, mitos, lendas e contos de fada e expressões musicais – cosmodrama e técnicas de integração psicofísicas  – construção, análise e uso clínico. (sábado das 8hs as 18:30 hs)

  • Reunião clínica e encerramento com as elaborações do grupo

IV MÓDULO 17e 18 de maio de 2019

O simbolismo das imagens: estudo do conteúdo simbólico e leitura simbólica em Jung, ,Whitmont, Hillman, Assagioli entre outros. (sexta-feira das 18hs as 22 hs)

Atelier terapêutico: o jogo de areia (sandplay), imaginação ativa, sonhos ( importância, classificação e interpretação) na visão junguiana e transpessoal. (sábado das 8hs as 18:30 hs)

  • Reunião clínica e encerramento com as elaborações do grupo

V MÓDULO 14 e 15 de junho de 2019

Expressões de caráter iniciático (estados modificados de consciência/experiência mística e sacralidade)(sexta-feira das 18hs as 22 hs)

Atelier terapêutico: Projeção Simbólica Iniciada (técnica da psicossintese), Psicossíntese Espiritual – As Muralhas de Jericó – mediadores ritualísticos – religiosos, profanos festivos, formais e informais (criação e transcendência) (sábado das 8hs as 18:30 hs)

  • Construção de um modelo de intervenção baseado nas produções criadas durante o curso que reconhecidamente são excelentes instrumentos para o diagnóstico, tratamento e prognóstico e encerramento com as elaborações do grupo

Informações Gerais

  • Os alunos receberão por e-mail (somente após inscrição no curso) a bibliografia antecipada de cada módulo para que possam ter contato com o material a ser desenvolvido durante as aulas e a lista de material que deverão providenciar para cada módulo.
Estudantes de graduação e pessoas interessadas em produzir kokedamas

O Certificado de Conclusão será fornecido conforme solicitação do aluno de acordo com a carga horária realizado pelo mesmo.

Professor:

Afonso Pinho da Silva Maia