O Herbário das Faculdades Integradas “Espírita” (HFIES) foi criado em 1998, com o objetivo de realizar o levantamento e o registro das espécies representativas da flora regional. O acervo é composto por amostras (exsicatas, carpoteca e xiloteca) de espécies nativas e exóticas, de plantas medicinais, tóxicas, melíferas… O Herbário dá suporte a trabalhos de iniciação científica e de conclusão de cursos dos alunos da Faculdades Integradas “Espírita”, bem como a pesquisas de discentes e docentes de outros cursos de graduação ou pós-graduação.

Além de atividades de pesquisa científica, o Herbário atende, como espaço didático, aos cursos de Graduação em Biologia, Naturoterapia e Nutrição, Pós-Graduação em Fitoterapia, entre outros.

N osso Herbário possui parcerias com os Herbários MBM (Herbário do Museu Botânico Municipal), UPCB (Herbário da UFPR), EFC (Herbário da Engenharia Florestal da UFPR), HFC (Herbário da Embrapa Floresta), Herbário da Uniandrade, Herbário do Parque da Ciência do Estado do Paraná.

Alunos do Ensino Fundamental II e Médio de escolas públicas e privadas são recebidos no herbário para conhecer as coleções e assistirem a palestras sobre a riqueza da flora brasileira e a necessidade de sua conservação. Pessoas da comunidade em geral são também recebidas, para orientações sobre as plantas, sua importância e seus usos, bem como para identificação botânica de espécies de seu interesse.

Agende uma visita
Endereço: Rua Tobias de Macedo Júnior, 246
Bairro: Santo Inácio
Cidade: Curitiba
Contato: Prof.ª Katia Fialho
E-mail: coord.biologia@faculdadeespirita.com.br