Detalhes

Dias da semana: Sábado pela manhã

21/11 8:30 às 11:30
28/11 8:30 às 11:30
05/12 8:30 às 11:30

Coordenação

Professor
Victor H. O. Silva

Contato Coordenação
(41) 3155-7107 / (41) 3155-7108
cpgex@faculdadeespirita.com.br

Investimento
R$ 120,00

A Tropicália Vaishnava: Um olhar antropofágico sobre o Bhagavad-Gita

EMENTA:

Este curso tem como propósito apresentar os elementos essenciais da Bhagavad-Gita, um livro fundamental para todas as tradições do yoga e um dos tratados sobre espiritualidade mais influentes da história da humanidade. Essa reflexão terá como fundamento tanto a tradição vaishnava gaudiya, presente na tradução de Bhaktivedanta Swami Prabhupada, como a perspectiva tropicalista de Rogério Duarte, multi-artista e pensador baiano que, em sua tradução do Bhagavad-Gita vislumbrou a possibilidade de um olhar transcendental do Brasil. Partindo de uma contextualização histórica, sem deixar de considerar o caráter mítico e cosmológico desse diálogo, refletiremos sobre o modo pelo qual a ciência apresentada por Krishna propõe um caminho para realização da meta do conhecimento.

OBJETIVOS:

Desenvolver ferramentas do pensamento que possibilitem um aprofundamento na viagem de conhecimento proposta pela escritura védica em questão. Além disso, possibilitar aos participantes uma maior compreensão das reverberações possíveis entre esse saber atemporal e nossa contemporaneidade brasileira, num processo que nos auxilie em nossa caminhada rumo ao auto-conhecimento.

Objetivos Específicos:

  • Desenvolver a capacidade de situar o Gita no conjunto a literatura védica
  • Compreender a importância das sampradayas no sistema tradicional de ensino védico
  • Ampliar a concepção do Vedanta
  • Conhecer os cinco temas centrais do Bhagavad Gita

Módulo 1 (21/11) – Montando o Cenário

Parte I

O Mahabharata e a história do tempo  antigo

– Prabhupada e a contracultura

– Rogério Duarte: Tropicalismo e transcendência

Parte II

– Peculiaridades do sânscrito

– As quatro Sampradayas Vaishnava

– Vedanta e a Bhakti Yoga

Módulo 2 (28/11) A posição de Krishna e os cinco temas centrais

Parte I

– O Rg Veda e as raízes do personalismo

– Brahman, Paramatma e Bhagavan

– Morada transcendental

Parte II

– Isvara – Controlador Supremo

– Jiva – Alma Espiritual

– Karma – Ação

– Kala – Tempo

– Prakrti- Energia Material

Módulo 3 (05/12) Yoga e Mantra no Bhagavad Gita

Parte I

– O Ashtanga-yoga e a era dourada

– O yoga como ação

– Devoção e transcandência

Parte II

– Anavrti Sabdat- a liberação através do som

– A japa e o controle da Mente

– O Yuga-Dharma, processo simples e sublime

– Aulas expostivas virtuais (via Google Meet ou Jitsi Meet)
– Leitura de texto de textos selecionados
– Canto de Mantras

Dispositivo com conexão à internet

Básicas:

PRABHUPADA, A.C.B. Bhagavad Gita: Como Ele É. BBT. São Paulo. 2017

DUARTE, Rogério. Canção do Divino Mestre. Cia das Letras. São Paulo. 1998

FLOOD, Gavin. Uma Introdução ao Hinduísmo. Capítulo 1 pg 25- 44

Complementares:

SILVA, Victor Hugo Oliveira. ‘Nó que não desata: Arte, razão e transcendência na trajetória de Rogério Duarte’. Dissertação de Mestrado em Antropologia Social. UFPR. Curitiba. 2016

MOURA, Gustavo Henrique Passos. ‘Visão Geral da Bhagavata Purana’ pg 29 – 51 in: O Bhagavata Purana: sua doutrina e contribuições para teoria educacional. Dissertação de Mestrado em Ciência de Religião UFPB (disponível online)

SILVESTRE, Ricardo Sousa E THEODOR, Ithamar. Filosofia e Teologia da Bhagavad-Gita: Hinduísmo e Vaishnavismo de Caitanya. São Paulo: Juruá, 2015.

Praticantes e estudiosos do universo do yoga e em uma visão vaishnava de um dos principais movimentos estéticos da história cultural brasileira, o tropicalismo.

Victor H. O. Silva é doutorando em Sociologia, Mestre em Antropologia Social e formado em Ciências Sociais, todos pela Universidade Federal do Paraná. Autor do livro ‘Jainismo: Liberação pela Não-Violência’ e coautor do livro Jaguareté: O Encontro. Desenvolve estudos ligados a antropologia e a sociologia da religião, com ênfase em práticas devocionais de origem indiana. Além da experiência acadêmica, conta com uma vivência prática na comunidade de praticantes do vaishnavismo gaudiya na cidade de Curitiba, na qual deu início aos seus estudos da Bhagavad-Gita há 8 anos.

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